Quem foi que disse que cinema tem que ser meramente para entretenimento e não pode ser informativo?
Estou fazendo um trabalho e fiquei pensando, mas porque diabos as pessoas cismam que o cinema não pode te informar, te mostrar a sua cultura ou outras culturas sem ser chato ou documentário? Porque as pessoas cismam que é impossível fazer um cinema bom de se ver que conte a história de um local ou de um personagem histórico com fatos verídicos sem ser massante?
Posso usar como exemplo um filme atual que se chama Distrito 9, ele é uma ficção que mostra SIM um fato histórico que a África do Sul e os Estados Unidos passaram, o Apartheid.
Além de informar sobre o problema atual de favelização por todo o mundo.
Fica claro que Distrito 9 é uma grande crítica histórica e atual a forma com que o mundo trata as partes sociais desfavorecidas da balança do mercado mundial.
Além desse exemplo atual nós temos Caramuru, que conta um fato histórico com humor e irreverência, mostrando a entrada dos portugueses no continente brasileiro.
Além desses dois há muitos outros filmes que a sociedade atual simplesmente despreza, ou deixa que a mensagem cultural passe através dos olhos sem penetrar em suas mentes, e é exatamente isso que precisa ser modificado na sociedade.
A idéia de cultural deve ser inserida nas novas gerações e na atual geração da sociedade, pois só com o conhecimento da própria cultura as pessoas poderão aprender mais e tornarem-se mais criticas aos problemas sociais enfrentados sempre.
Talvez, para mim, o cinema seja uma das vertentes mais fortes e rígidas para que a idéia de cultura e história, não só nacional como internacional, possa ser empregada devidamente para toda a sociedade.
Por isso eu acho um erro que tanta tecnologia seja empregada em pról do dinheiro e APENAS do entretenimento, com filmes sem nenhum baseamento cultural dentro deles. Filmes que mostram a sociedade atual como alienada e não contam fatos que possam ser relevantes a nossa história. Não que eles precisem sair do mercado, mas precisam ser melhorados para que as gerações futuras possam vê-los e, ao menos, saber que naquela época a moda era de uma forma, as musicas tinham uma certa batida e as pessoas REALMENTE agiam de certa forma. Não esse estereótipo americanizado que vem dominando o mundo com tanta força.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
terça-feira, 25 de maio de 2010
Puta!
É normal que queiramos contar pra todos o quanto gostamos dessa pessoa e se essa pessoa gosta de nos também.
Eu não consigo entender porque diabos algumas pessoas continuam a não contar, a não falar.
Nem mesmo pra quem confiam, elas não falam.
Eu fico Puta! com isso.
Sabe por que?
Porque pra mim, se recusar a dizer para alguém em quem se confia como você se sente sobre um amor, é não amar de verdade.
prontofalei.
Assinar:
Comentários (Atom)
